segunda-feira, 14 de maio de 2012

Educamedia 3º Período - A amizade



A amizade pode ter como origem, num instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. É uma das mais comuns relações interpessoais que a maioria dos seres humanos tem ao longo da vida.
A amizade engloba diversos sentimentos, em que um amigo recorre ao outro à procura de confiança, amor, consolo, respeito, companhia, entre outros. Estas relações apresentam-se em todas as etapas da vida, ainda que com diferentes graus de importância e transcendência.
As relações de amizade podem existir, inclusive, entre duas es-pécies diferentes, por exemplo, quando se diz que o cão é o “melhor amigo do homem”, deve-se ao laço afetivo que se pode criar entre um ser humano e este animal.
Dos vários componentes que formam uma amizade, pode-se destacar, o gosto em partilhar atividades, o entendimento mútuo, a simpatia, a sinceridade, o interesse e a preocupação para com o outro.
Convém destacar que, por vezes, a presença física não é condição indispensável para haver amizade. Neste aspeto, existem imensas amizades alimentadas por correspondência ou, atualmente muito comum, através da Internet.
Carl Rogers, um conhecido psicólogo norte americano, diz que a amizade "é a aceitação de cada um como realmente é".